Somos uma agência de Inovação Criatividade Performance

1. O QUE É?

Basicamente, identidade visual é a combinação de elementos gráficos e visuais para criar uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, produto ou serviço e quais são seus valores e propósitos.

Em outras palavras, trabalhar bem o logotipo, as cores, tipografias, formatos de comunicação e até frases, como o slogan.

Dessa forma, através de tudo isso que falamos, um conjunto gráfico é criado para traduzir todo o conceito por trás de uma marca, um nome, produto ou serviço, por exemplo.

O conjunto de aspectos que forma a identidade visual vai muito além de um cartão de visita ou um anúncio, por exemplo.

Na realidade, ela estará em todos os cantos da sua marca, onde quer que ela apareça. Seja nos produtos, serviços, anúncios, site, redes sociais, uniformes, enfim. Em tudo mesmo.

E para conseguir atrair clientes com a identidade visual, é preciso pensar nela como a “personalidade” de uma empresa ou marca sintetizada e exposta para o mercado.

Ou seja, representar a atitude, estilo, visão, enfim…o propósito e a essência da marca precisam estar presentes.

Tudo isso com o objetivo de gravar na mente do público qual é a sua identidade visual e sua missão, de forma rápida, clara e objetiva. E, consequentemente, fazer com que seus consumidores se conectem e se identifiquem com a sua marca.

2. POR QUE É MUITO IMPORTANTE PARA QUALQUER NEGÓCIO?

CREDIBILIDADE E RECONHECIMENTO

Uma boa identidade visual é essencial para transmitir credibilidade da marca para os consumidores. De um modo que eles podem acreditar e confiar.

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida dos consumidores, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

MEMÓRIA INCONSCIENTE

Além disso, a identidade também atrela a memória não proposital. Ou seja, através das cores, logo, fontes e os demais elementos, os consumidores lembraram da sua empresa de forma inconsciente.

VENDAS

E com isso, as chances de realizar vendas são bem maiores, já que os consumidores terão uma conexão com a sua marca.

E assim, sua empresa será mais reconhecida e os clientes estarão mais propensos a comprar com você.

IMPACTO

Outro ponto importante é com uma identidade visual que consiga mostrar sua essência e propósito, um bom impacto será causado em qualquer lugar, sua marca será reconhecida onde quer que esteja.

3. PASSO A PASSO DE COMO TRABALHAR UMA DO JEITO CERTO

Trabalhar uma identidade visual requer atenção, cuidado, muita análise e informações. E tudo isso se transformará em referências para a criação de qualquer produto ou serviço da sua empresa.

E para organizar sua identidade visual, o ideal é ter um manual de identidade visual, ou conhecido também como manual de marca.

Ele tem como objetivo ser um guia definitivo da comunicação visual de todo o seu negócio. Ou seja, tudo o que for criado na sua empresa, seguirá esse manual da marca.

Assim, será possível construir uma identidade visual muito sólida, que cause impacto no mercado e fique na memória do cliente todos os dias.

Então, vamos para os passos.

2. BRIEFING

O primeiro passo é ter um bom briefing, que basicamente é o documento que aponta e explica o cenário atual, as necessidades e até problemas a serem resolvidos de um projeto ou trabalho.

É aqui que precisa pontuar e deixar bem claro o que deve ser feito, como:

– descrever a marca, produto ou serviço, pontuando suas características

– quem é o público-alvo

– o que se espera deste público

– qual o diferencial da sua marca, produto ou serviço

– quem são os concorrentes

– o que é feito no mercado atualmente ou o que já foi feito

Enfim, colete e organize todas as informações necessárias para conseguir definir bem qual caminho precisa ser seguido e o que precisa ser feito.

TRABALHE OS ELEMENTOS

Agora que fizemos toda essa parte teórica, chegamos na parte criativa deste processo, momento em que começamos a dar vida a tudo que foi definido até agora.

E para isso, liste cada elemento que precisa aparecer na sua identidade visual. Por exemplo:

– Logotipo

(se já existe um ou não).

E se existe, como deve ser a aplicação dele em diferentes tipos de situações.

– Tipografia:

Escolha as fontes que deseja utilizar toda vez que for comunicar algo da sua marca. Elas são bem importantes e precisam estar em sintonia com os demais elementos que falaremos a seguir.

Por exemplo: fontes que parecem que foram escritas à mão podem dar um ar de sofisticação ou até algo mais informal também. Ou então letras de forma, que podem deixar a informação mais clara e direta.

Enfim, escolha as fontes que representem bem o propósito e essência da sua marca.

Porém, tome cuidado para não exagerar na quantidade de fontes utilizadas porque isso pode deixar sua identidade bem confusa e genérica.

– Cores:

Defina quais cores principais serão utilizadas na sua identidade visual. Cores despertam sentidos, ativam memórias e representam conceitos nas vidas das pessoas.

Por isso, analise bem quais cores utilizar, bem como a combinação entre elas.

Uma dica aqui é trabalhar paletas de cores que, basicamente, são combinações de cores que se complementam de forma harmônica e agradável.

E se procurar na internet por paleta de cores, aparecerão diversos sites, inclusive grátis, que mostram diversos tipos de paletas conforme sua necessidade.

– Formas:

Não menos importante, é preciso definir também as formas geométricas (se for o caso) que serão utilizadas na identidade visual. Sejam elas linhas, elementos gráficos, triângulos, quadrados, enfim.

Eles precisam estar em harmonia com todos os outros elementos citados até aqui, combinado?

– Imagens:

Caso for utilizar imagens também, defina os estilos e moldes das imagens que possam ser utilizadas. Sejam elas fotos, ilustrações, grafite, geométricas, enfim.

Defina um padrão de imagens que devem ser utilizadas para criar sintonia e padronização na sua identidade visual e não ficar algo bagunçado.

Nesta etapa, caso não tenha muita intimidade em criar e trabalhar esse lado criativo, procure empresas ou profissionais que possam te ajudar com isso. Como agências de design ou profissionais de comunicação.

Isso deixará seu trabalho ainda mais profissional e com credibilidade no mercado.

footjob-hd.net
Scan the code