Somos uma agência de Inovação Criatividade Performance

Segurança e ética nos sistemas de informação são aspectos cruciais para garantir o uso adequado e responsável das tecnologias e sistemas de informação, e devem ser abordadas de maneira integrada para garantir um ambiente digital seguro, justo e responsável. Organizações e profissionais da área de TI desempenham um papel crucial ao adoptar práticas e políticas que promovam tanto a segurança quanto a ética em todas as fases do ciclo de vida da informação.

Para se dizer que uma informação ou um sistema de Informação é seguro, é necessário que se verifique os seguintes princípios básicos:

  • Confidencialidade: Garantir que as informações sejam acessíveis apenas por aqueles autorizados a visualizá-las;
  • Integridade: Assegurar que as informações permaneçam precisas e íntegras, sem alterações não autorizadas;
  • Disponibilidade: Garantir que os sistemas e dados estejam disponíveis quando necessário, minimizando tempo de inatividade.

Esses são os princípios básicos de segurança de Sistemas de informação, podendo encontrar em algumas literaturas alguns outros princípios tais como a Autenticidade e o não repúdio, onde a Autenticidade verifica a identidade dos usuários e garante que as informações sejam provenientes de fontes confiáveis e o Não repúdio Impede com que uma das partes envolvida negue uma ação que tenha realizado.

Quanto a ética é importante desenvolver e seguir códigos de ética, realizar avaliações de impacto ético, promover a conscientização e incorporar considerações éticas no desenvolvimento de tecnologias.

Os sistemas de informação devem garantir:

  • Privacidade: Respeitar a privacidade dos usuários, garantindo que as informações pessoais sejam colectadas e utilizadas de maneira ética e legal;
  • Transparência: Fornecer informações claras sobre como os dados são colectados, processados e utilizados;
  • Responsabilidade: Garantir que as organizações e indivíduos sejam responsáveis por suas acções no uso dos sistemas de informação;
  • Equidade: Garantir que o acesso e o uso das tecnologias de informação sejam justos e equitativos para todos;
  • Segurança ética: Certificar-se de que as práticas de segurança respeitem princípios éticos e evitem a criação de tecnologias prejudiciais ou discriminatórias.
footjob-hd.net
Scan the code