Somos uma agência de Inovação Criatividade Performance

O que é contactless?

Contactless é um método de pagamento que permite que o cliente faça transações sem a necessidade de inserir o cartão na máquina de pagamento. Ele utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a transmissão de dados sem a neccessidade de contacto físico. Dessa forma basta que o cliente aproxime o cartão do terminal de pagamento para efectuar a transação. O Contactless é um método de pagamento seguro, pois a transmissão de dados é criptografada e a transação é realizada de forma rápida.

Qual é o impacto dessa tecnologia em Moçambique?

Com a introdução da tecnologia contactless em Moçambique, os bancos comerciais filiados na Associação Moçambicana de Bancos (AMB) estão a introduzir a nova tecnologia contactless para cartões de crédito e terminais de Ponto de Venda (POS), bem como a proceder à renovação das caixas automáticas (ATM). A iniciativa visa dar maior segurança às transações eletrônicas e oferecer aos usuários tecnologia moderna e inovadora no sistema financeiro.

A tecnologia contactless permite que os usuários realizem transações sem contacto físico com o terminal de pagamento, o que reduz o tempo de espera nas filas e aumenta a segurança das transações. Além disso, esta tecnologia é mais rápida e conveniente do que a incidência de crimes financeiros, como roubos e fraudes.

A introdução desta tecnologia em Moçambique pode ter um impacto significativo no sector financeiro e, portanto, é importante que as empresas moçambicanas esstejam cientes dessas mudanças e possam ajudar os seus clientes a se adaptarem a elas.

Em suma, a introdução da tecnologia contactless em Moçambique tem o potencial de revolucionar o sistema financeiro do país, tornando-o mais seguro, mais rápido e eficiente. Esta tecnologia também pode ajudar a reduzir a dependência do dinheiro em espécie, o que pode reduzir a incidência de crimes financeiros, como roubos e fraudes.

As vantagens da tecnologia contactless

O uso de cartões de pagamento contactless pode trazer muitas vantagens para os moçambicanos, tais como:

  • A tecnologia contactless permite que os clientes realizem pagamentos de baixo valor sem precisar inserir o código PIN, o que torna as transações mais rápidas e convenientes;
  • É mais segura que o uso de dinheiro em espécie, pois reduz o risco de roubo e perda de dinheiro;
  • É mais higiênica , pois reduz a necessidade de tocar em superfícies compartilhadas, como teclados de terminais de ponto de vendas (POS) e caixas automáticas (ATM).

Mitos sobre a clonagem do cartão contactless

Muitas pessoas acreditam que com essa tecnologia, é mais fácil a aplicar golpes, como a clonagem do cartão. Mas, não é assim tão linear.

Vejamos: Para poder efectuar uma transação, o cartão deve estar próximo à máquina como mencionamos (tecnologia NFC). E isso em si, já dificulta essa possibilidade de clonagem. 

Além disso, o pagamento só acontece porque um número dinâmico exclusivo daquela movimentação é enviado, ou seja, esse número identificador (ID) da transação muda a cada compra, sendo protegido por camadas de criptografia. Dessa forma, se reduz a possibilidade de um Cracker conseguir clonar o teu cartão.

Na prática, podemos dizer que o contactless é mais seguro do que a inserção do cartão, visto que na maioria dos casos, a clonagem ocorre em máquinas, dispositivos ou caixas adulteradas.

footjob-hd.net
Scan the code